Excesso de motivação faz mal?
- Maycom Gossler

- 14 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2024

Já dizia minha mãe “tudo que é demais faz mal”, mas as pessoas muitas vezes esquecem que é tudo mesmo. Até água em excesso faz mal.
Motivação sem ação não passa de sonho!
A motivação tem que andar com a determinação, pois nem sempre estaremos motivados e mesmo assim teremos que continuar nossa jornada.
É fácil observar a grande onda motivacional nos vídeos, livros, palestras, redes sociais. Não é difícil nos depararmos com alguém falando sobre esse assunto. Sentir-se motivado é algo bom e importante, mas até que ponto o excesso da busca motivacional tem sido benéfica?
Pessoas se alimentam e se “inflam” cada vez mais de motivação, de forma que, de tanto se alimentarem, ficam saturadas de tantas dicas, fórmulas e acabam por não conseguir agir.
Não colocam em prática tudo o que veem, ouvem ou leem, e caso o fizessem poderiam se tornar esquizofrênicas, pois cada guru da motivação tem uma fórmula diferente.
Há relatos de pessoas que ficaram viciadas em autoajuda e desenvolveram síndrome do pânico, por medo de não conseguir alcançar as metas traçadas.
Felizmente, algumas das que viveram a fase da euforia motivacional, se deram conta que a vida não é perfeita e que ainda somos seres humanos, passíveis de erros e decepções, por outro lado, infelizmente, muitas não souberam aceitar e acabaram por afundar em um poço de frustração, de forma que, por se acharem desmotivadas, passaram a buscar cada vez mais motivação, como se fosse uma espécie de droga. Vivendo assim em um círculo vicioso.de uma motivação tóxica, o que me faz pensar que a motivação tem sim seus limites e que temos que aprender a identificá-los. Acredito que respeitar a nossa individualidade é um bom começo.
Temperança é a palavra-chave para tudo na vida: qualquer coisa em excesso pode fazer mal e a falta também é um sinal de risco.




Comentários