top of page

Casamento simples


ree

Existem muitos casais católicos que vivem juntados sem o sacramento do matrimônio, ou são casados somente no civil, que não deixa de ser a mesma coisa que juntados, mas com um contrato.


Eles não possuem nenhum empecilho moral para se casar, mas adiam o casamento eternamente porque teimam em relacionar cerimônia religiosa a altos gastos de dinheiro e muitos para não ter nenhum tipo de compromisso sério com a pessoa. Lamentável esse tipo de pensamento, pois de fato não entenderam a real importância do sacramento do matrimonio.

Deixa eu te contar um segredo aqui: para se casar nem precisa de um vestido de noiva! Basta:


· Que os noivos estejam com a devida disposição de cumprir os votos matrimoniais (conforme as leis da Igreja);

· Que haja um casal de testemunhas (padrinhos);

· Que haja um ministro para presidir a cerimônia (sacerdote).


O casamento na igreja só é caro para quem quer e está disposto a pagar por certos luxos. Na maioria das dioceses, há paróquias que promovem anualmente casamentos comunitários, que são inteiramente GRATUITOS.


Meus pais casaram assim, casamento comunitário, e isso não fez com que o casamento fosse menos honroso. Estão casados há 28 anos, com 6 filhos e todos ensinados na fé católica.

(foto: Casamento dos meus pais)


Caso em sua diocese não haja casamento comunitário, procure o pároco e explique sua situação financeira. Ele não se negará a fazer seu casamento sem custo ou com uma taxa bem reduzida, em meio a uma missa da paróquia. A Igreja é Mãe, e não pode negar os sacramentos a nenhum filho que esteja preparado para recebê-los!


Mesmo sabendo disso, ainda tem casal amasiado que persiste em seu plano de só casar na Igreja quando tiver dinheiro para as flores, os músicos, a viagem de lua-de-mel, o bufê, o DJ e fotógrafo.


Esses casais estão deixando bem claro que são filhos do mundo, e não da Igreja. Materialistas e vaidosos, colocam as coisas do mundo acima das coisas do espírito. Preferem viver afastados da Eucaristia, preferem se arriscar a perder a alma no inferno do que deixar de impressionar as amigas com um festão.


O primeiro mandamento diz: “Amar a Deus acima de todas as coisas”. O sonho do casamento de princesa é bonito e justo, mas não deve ser colocado acima da vontade de Deus.


Se você tem grana para dar uma festa de luxo no seu casamento, faça isso! Lembrando que a festa não é o centro e nunca será. Se você valoriza mais a festa do que a cerimônia do casamento, nem se case. Recomendo que largue o parceiro (a), assim dará a oportunidade de ele (a) ser de fato feliz e assim salvar sua alma saindo da formicação.

Se não tem, simplesmente se conforme. Ponha foco no essencial e o mais importante, que é formar uma família conforme a vontade de Deus, e se case em uma cerimônia simples, se estiver convicto de estar fazendo a coisa certa, com a pessoa certa.



ree



Comentários


Sobre Vendéia

Vendéia é a maior plataforma de contratação de serviços de profissionais católicos do Brasil. Conectamos profissionais católicos de todo o Brasil com pessoas solicitando o serviço. Atendendo todos os tipos de necessidade com qualidade, facilidade e rapidez.

REDES SOCIAIS

© 2023 por Vendéia. 

bottom of page